Quando questionados sobre os principais usos do computador e do tablet, 85% dos entrevistados afirmam que preferem o PC para assistir filmes e séries, 74% para navegar na internet, 73% para acessar e-mails, 60% para ler notícias
Uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE CONECTA, a pedido da Dell – uma das maiores fornecedoras de soluções de TI do mundo – mapeou os hábitos de uso e de compra de computadores e tablets no Brasil. O levantamento, realizado em junho de 2015, com mil internautas de todo o país que possuem computador e/ou tablet, identificou que os brasileiros têm, em média, 1,9 computador por domicílio e que as pessoas gastam cerca de 5,3 horas diárias na frente do PC ou do tablet doméstico.
Quanto ao principal computador utilizado em casa, a maioria dos entrevistados (56%) cita o notebook, seguido pelo desktop (31%), tablet (7%), notebook 2 em 1² (2%), All-in-One³ (2%) e outros (3%). E 95% dos brasileiros consultados indicam que utilizam o equipamento doméstico para acesso à internet.
Quando questionados sobre os principais usos do computador e do tablet, 85% dos entrevistados afirmam que preferem o PC para assistir filmes e séries, 74% para navegar na internet, 73% para acessar e-mails, 60% para ler notícias. O tablet é tão preferido quanto o computador pelos usuários para conversa com amigos e familiares e também para acessar redes sociais.
A pesquisa aponta ainda que Dell e Apple são as marcas preferidas de computadores entre os brasileiros, ambas citadas por 22% dos entrevistados. Entre os homens, a Dell desponta como líder de preferência, com 25% das citações.
Os atributos que tornam a Dell a marca preferida de computadores entre os brasileiros são a qualidade superior dos equipamentos, para 81% dos respondentes da pesquisa, seguido pelo melhor custo-benefício 28%.
“A preferência dos usuários pela Dell reflete um esforço coordenado que fizemos nos últimos anos. A Dell tem investido fortemente em inovação, o que se reflete em um portfólio completo de soluções voltadas a oferecer a melhor experiência para os usuários e que inclui novos formatos, como os 2 em 1”, afirma Luis Gonçalves, Presidente da Dell Brasil. “No país, saltamos da quarta para a primeira posição nas vendas totais de PCs no primeiro trimestre de 2015¹. Isso é um reflexo direto dessa percepção dos diferenciais da marca, que incluem a qualidade dos produtos e dos serviços, um atendimento diferenciado, a expansão das vendas por canais e no varejo – onde ampliamos em cinco vezes o número de lojas que comercializam produtos no país em 2014 – e o posicionamento da Dell como uma fornecedora de soluções de TI ponta-a-ponta”, complementa.
Quase metade dos entrevistados quer comprar um novo computador
O estudo do IBOPE CONECTA aponta que 34% dos entrevistados comprou o principal computador de uso doméstico há mais de dois anos e 46% pretendem adquirir um novo equipamento nos próximos seis meses. O levantamento constata que ¼ dos brasileiros que já possuem computador planeja comprar um notebook no período.
Quanto aos principais atributos buscados em um novo computador estão: processador (57%), marca (22%) e memória RAM (8%). Ainda segundo o estudo, 78% consideram o Suporte em Domicílio como um diferencial importante no momento de decisão de compra. “A Dell foi pioneira nesse tipo de suporte no Brasil e, ainda hoje, é uma das únicas empresas de computadores a oferecer essa facilidade no varejo”, destaca Luis Gonçalves.
Sobre as ferramentas utilizadas para analisar a compra de um novo computador, a internet representa o principal influenciador: 33% dos entrevistados pela pesquisa afirmam que utilizam lojas online para avaliação, 29% se baseiam em análises na web e 1% usam opiniões nas redes sociais. Além disso, 19% vão a lojas físicas, 13% buscam a indicação de amigos e conhecidos e 1% procuram matérias na imprensa.
Quando questionados sobre quais os formatos de computadores que sobreviverão em longo prazo, 55% citam o notebook, 44% o notebook 2 em 1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop.
Mais de 70% acessam o email profissional no computador pessoal
Outra importante conclusão do estudo conduzido pelo IBOPE CONECTA é a de que entre os entrevistados que trabalham (77%), 57% têm permissão da empresa para uso do computador pessoal no ambiente profissional. Além disso, 76% afirmam que acessam o e-mail profissional do PC ou tablet pessoal e 46% têm acesso a arquivos e documentos da empresa. Por outro lado, 15% admitem que a companhia na qual trabalham não está ciente desse uso do equipamento próprio para acessar informações corporativas.
“Esse uso dos equipamentos pessoais no ambiente profissional, também conhecido como BYOD (Bring Your Own Device), representa um caminho sem volta e as empresas precisam estar preparadas para isso. Para facilitar esse processo, hoje a Dell oferece computadores e tablets com recursos que permitem uma fácil integração à rede corporativa, bem como outras soluções que facilitam a gestão e a segurança das informações”, reforça o Presidente da Dell Brasil. “O portfólio inclui não só equipamentos voltados a atender esse conceito de BYOD quanto software, serviços e acessórios para facilitar o compartilhamento e o controle de uso doméstico e corporativo”, complementa.