• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Tecnologia 31/07/2015

Facebook irá testar drones que levam internet a 10 gigabites por segundo

Facebook irá testar drones que levam internet a 10 gigabites por segundo

O projeto de conectividade do Facebook vem sendo divulgado há um ano através do site Internet.org e no aplicativo de mesmo nome

 

Como parte do plano de Mark Zuckerberg de levar serviço de Internet lugares sem conexão ao redor do mundo, o Facebook construiu a primeira versão em larga escala de um dos drones de conectividade que farão parte de sua eventual frota que tornarão o projeto Internet.org possível. De acordo com a empresa, o drone nomeado Aquila em homenagem a águia que levou os raios de Zeus na mitologia grega, já está pronto para os primeiros testes reais.

 

O projeto de conectividade do Facebook vem sendo divulgado há um ano através do site Internet.org e no aplicativo de mesmo nome. A companhia tem firmado parcerias com empresas telefônicas em países sem conectividade ao redor do mundo para que a internet cheguem à milhões de pessoas. O objetivo é conectar a maior parte dos 10% da população que Jay Parikh, vice-presidente de engenharia do Facebook, acredita não ter acesso a Internet por razões geográficas, físicas, ou mesmo políticos.

 

O drone é movido a energia solar e pesa 880 libras (400 quilos) e consegue sobrevoar altitudes entre 60 e 90 mil pés por até 90 dias. Várias Aquilas são conectados umao outro usando um sistema de laser, permitindo a cobertura em áreas amplas, com cada drone sendo capaz de cobrir um raio de 50 milhas (cerca de 80 quilômetros).

 

Parikh disse que o Facebook não planeja operar os drones. É provável que trabalhem com empresas de telecomunicações, ou até mesmo os governos nacionais, para implementá-los. De acordo com Yael Maguire, que supervisiona o Conectividade Lab do Facebook, o estado atual para a conectividade laser é entre 1 e 2 gigabits por segundo. Mas, graças a insights de centros de dados da empresa, o Facebook disse que chegou a um marco de conectividade baseada em laser de pelo menos 10 gigabits por segundo. "Este é um marco incrível", disse Maguire, que é "cerca de dez vezes o estado inicial."

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/


Bahia Tempo Real no ar