• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Política 27/11/2013

Aloysio: PSDB aponta motivação política para investigação e adulteração de carta por petista

Aloysio: PSDB aponta motivação política para investigação e adulteração de carta por petista

CCJ poderá convidar ministro da Justiça para explicar 'caso Siemens'

 

CCJ analisa punição mais dura para agentes públicos acusados de enriquecimento ilícito Vai a Plenário projeto que unifica normas para processo administrativo fiscal CCJ aprova medidas contra uso de loteria para lavar dinheiro CCJ aprova mudanças nas regras de manutenção de patentes Projeto de iniciativa popular poderá ser apresentado com assinatura eletrônica Comissão aprova multas mais pesadas para infrações de trânsito

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) poderá votar na próxima semana requerimento do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) de convite ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para explicar procedimentos adotados na investigação da Polícia Federal sobre denúncia de formação de cartel e pagamento de propina em licitações para compra de trens por governos do PSDB em São Paulo, conhecido como "caso Siemens".

 

Segundo Aloysio Nunes, seu partido aponta motivação política para a investigação e discrepância entre a versão em inglês e a tradução para o português de carta atribuída ao ex-executivo da multinacional Siemens Everton Rheinheimer, com relatos sobre suposto esquema de propina para obtenção de contratos com o governo paulista.

 

A carta foi entregue ao Ministério da Justiça pelo deputado licenciado Simão Pedro (PT) e os tucanos acusam o parlamentar de ter adulterado seu conteúdo. O documento foi posteriormente enviado à Polícia Federal, para integrar o material da investigação.

 

– A tradução contém um parágrafo que não constava do documento original, foi enxertado por alguém. Quero saber quem enxertou – disse Aloysio Nunes.

 

Ao discutir o assunto, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), repudiou qualquer tentativa de insinuação de envolvimento de deputados, senadores e governadores no caso, como aventado em notícias sobre o caso. O parlamentar também afirmou que o próprio ministro da Justiça teria interesse em falar aos senadores.

 

– É vontade do nosso ministro vir ao Senado, ele manifestou isso publicamente. Creio que, no momento em que formos deliberar sobre o requerimento na próxima semana, talvez seja o momento de deliberarmos nos termos de um convite com data marcada para a presença do ministro da Justiça – disse Eduardo Braga.

Agência Senado


Bahia Tempo Real no ar