• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 11/08/2014

Coisas que você não deve deixar que seu médico faça

Coisas que você não deve deixar que seu médico faça

O Diário da Saúde está publicando uma série especial onde os médicos discutem procedimentos que, em muitos casos, podem ser evitados para o bem dos pacientes.

 

Parte 2. Não deixe que o seu médico... opere você em uma sexta-feira

 

Algumas pessoas não gostam das segundas-feiras, mas este é um ótimo dia para uma cirurgia.

 

As cirurgias de emergências devem, naturalmente, ser realizadas sempre que os médicos o aconselharem, mas se você estiver se preparando para qualquer cirurgia não-urgente e lhe for oferecida a escolha do dia, lembre-se que, quanto mais no início da semana você escolher, melhores serão as chances de que tudo corra bem.

 

Pessoas que passam por cirurgias às sextas-feiras têm um risco de morte 44% maior do que aquelas que entram na faca às segundas-feiras, segundo um estudo publicado no ano passado.

 

Os pacientes tendem a receber cuidados pós-operatórios piores nos fins de semana porque os hospitais têm menos pessoal, e aqueles que estão por lá tendem a ser iniciantes ou menos experientes. "As primeiras 48 horas são a parte mais crítica da recuperação de um paciente de uma cirurgia," diz o Dr. Paul Aylin, do Imperial College de Londres, que realizou o estudo.

 

Aylin é rápido em ressaltar, no entanto, que a maioria dos tipos de cirurgias não-urgentes tem um baixo risco de morte - muitas vezes menos de 1% - de forma que um aumento de 44% ainda é um risco pequeno em termos absolutos.

 

Ainda assim, se é a sua vida que estará em risco, qualquer pequena diferença conta.

 

Um estudo mais recente demonstrou que o "efeito fim de semana" causou dezenas de mortes de crianças em hospitais dos EUA.

 

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/

 


Bahia Tempo Real no ar