• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Variedades 09/09/2014

Vídeos do Youtube podem ajudar a salvar vidas?

Vídeos do Youtube podem ajudar a salvar vidas?

Vídeos de ressuscitação

 

Apenas uns poucos vídeos sobre ressuscitação cardiopulmonar e suporte básico de vida disponíveis no YouTube fornecem instruções que são coerentes com as orientações de saúde mais recentes.

 

A conclusão é de uma equipe de especialistas em Medicina de Emergência da Turquia, que analisou todos os vídeos e publicou os resultados na revista científica Emergency Medicine Australasia.

 

O reconhecimento e o tratamento rápidos das paradas cardíacas súbitas são essenciais para melhorar a sobrevivência das vítimas, o que tem justificado a elaboração de muitos vídeos a respeito, com o objetivo de disseminar os conhecimentos a esse respeito para a população em geral.

 

Os especialistas reviram esses vídeos educativos feitos nos últimos três anos acessados via YouTube como resultados de termos de busca como "ressuscitação cardiopulmonar", "suporte básico de vida" e suas respectivas siglas.

 

Dos muitos milhares de vídeos mostrados que aparecem como resultado dessas buscas, a maioria foi excluída por uma variedade de razões, incluindo serem irrelevantes ou terem cunho comercial, por exemplo. Além disso, os pesquisadores só avaliaram vídeos narrados em inglês.

 

Feita a peneira, restaram 209 vídeos que foram detalhadamente analisados.

 

Vídeos de emergência

 

Somente 11,5% dos vídeos analisados são totalmente compatíveis com as diretrizes médicas no que diz respeito à sequência de intervenções a serem feitas em pessoas que apresentam eventos cardíacos súbitos.

 

"Embora vídeos bem elaborados possam criar consciência e serem úteis como ferramentas de treinamento, eles nunca podem substituir as instruções práticas de um profissional de saúde devidamente qualificado," disse o Dr. Paul Middleton, membro da equipe.

 

"As pessoas que querem aprender ressuscitação cardiopulmonar e suporte básico de vida devem procurar um curso de formação devidamente credenciado," recomenda ele.

 

O Dr. Middleton ressalta que alguns vídeos disponíveis no YouTube fornecem um suporte educacional competente sobre como realizar ressuscitação cardiopulmonar e suporte básico de vida, mas encontrá-los não é fácil, e muito poucos poderiam ser considerados verdadeiramente perfeitos em ensinar essas práticas.

 

Infelizmente a dificuldade em encontrar os vídeos continua, uma vez que os pesquisadores não indicaram os vídeos considerados adequados.

 

Fonte: http://diariodasaude.com.br/


Bahia Tempo Real no ar