• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Geral 10/03/2021

Google homenageia Dr. Wu criador da máscara percussora da N95 / pff2 durante a peste pneumônica

Google homenageia Dr. Wu criador da máscara percussora da N95 / pff2 durante a peste pneumônica

O Google aproveitou a data para resgatar essa incrível história de Wu Lien-teh e como usar máscaras salvam vidas. Em época de pandemia por covid-19 ainda observamos um baixo índice de adoção de uso de máscaras de proteção facial no Brasil, desde as máscaras de tecido e até mesmo o uso das mais eficazes contra o coronavírus SARS-CoV-2, e suas variantes, como as máscaras N95 / pff2.

 

Wu Lien-teh ou Wu Liande (???), nasceu em 10 de março de 1879 e faleceu aos 80 anos em 21 de janeiro de 1960, tera um médico malaio conhecido por seu trabalho em saúde pública e particularmente sua contribuição no combate da praga da Manchúria de 1910-1911. Wu foi o primeiro estudante de medicina de ascendência chinesa a estudar na Universidade de Cambridge.

 

No inverno de 1910, Wu recebeu instruções do Ministério das Relações Exteriores para viajar a Harbin para investigar uma doença desconhecida que matou 99,9% de suas vítimas. Este foi o início do surto da peste pneumônica da Manchúria e da Mongólia, que causou a morte de 63 mil vítimas.

 

Wu conseguiu realizar uma autópsia (geralmente não aceita na China na época) em uma mulher japonesa que morreu da peste. Ele verificado por meio da autópsia que a peste estava se espalhando pelo ar.

 

O fato da doença se espalhar pelo ar, fez  Wu se lembrar dás máscaras cirúrgicas que ele viu em uso no Ocidente, então inspirado nelas ele decidiu desenvolver uma máscara com mais camadas, com gaze e algodão para filtrar o ar e impedir a transmissão da peste.

 

A máscara foi amplamente produzida por Wu que supervisionou diretamente a produção e a distribuição de mais de 60 mil máscaras que teve grande repercussão na imprensa. Acredita-se que a sua invenção foi a percussora da máscara N95.

 

Um fato curioso é a do negacionista Gérald Mesny, um importante médico francês, que ao chegar na zona de quarentena se recusou a usar a máscara produzida por Wu, acabou contraindo a peste e morreu dias depois.

 

Como epidemiologista Wu estabeleceu medidas de restrição, orientou a cremação dos mortos ao invés de enterrar, aconselhou as pessoas a usarem sua máscara recém-inventada, criou postos de quarentena e hospitais, restringiu viagens e adotou uma série de medidas para mitigar o contágio da doença. Suas ações foram essenciais para que em quatro meses depois de receber a tarefa de controlar a  propagação da peste, ela fosse erradicada em abril de 1911.

 

Wu também liderou os esforços para combater o surto de cólera de 1920-21 no nordeste da China. Na década de 1930, ele se tornou o primeiro diretor do Serviço Nacional de Quarentena.

 

Em 1935 ele foi o primeiro malaio nomeado para o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por seu relevante trabalho no controle da peste pneumônica.

 

Em 1937, durante a ocupação japonesa da China ele foi forçado a fugir. Sua casa e coleção de livros médicos foram queimados. Em 1943, Wu foi capturado por combatentes da resistência de esquerda malaia e mantido sob custódia. Em seguida, ele quase foi processado pelos japoneses por apoiar o movimento de resistência pagando o resgate, mas foi protegido por ter tratado um oficial japonês.

 

Por volta de 1939, Wu voltou para a Malásia e continuou a trabalhar como clínico geral em Ipoh. Ele recebeu prêmios do Czar da Rússia e do Presidente da França, e recebeu diplomas honorários da Universidade Johns Hopkins , da Universidade de Pequim , da Universidade de Hong Kong e da Universidade de Tóquio .

 

Fonte: https://pfarma.com.br/


Bahia Tempo Real no ar