• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Meio ambiente e Sustentabilidade 22/09/2015

“Vem Me Regar” dá início a reflorestamento do Parque Socioambiental de Canabrava

“Vem Me Regar” dá início a reflorestamento do Parque Socioambiental de Canabrava

Plantio de 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Através do projeto “Vem Me Regar”, a Secretaria de Cidade Sustentável (Secis) deu início nesta segunda-feira (21) às ações de reflorestamento do Parque Socioambiental de Canabrava, onde antes havia um “lixão”, com o plantio de 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa conta com a parceria do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e marcou as comemorações pelo Dia da Árvore. O projeto “Vem Me Regar” atua aliado a outras iniciativas, como o “Verde Perto”, que prevê a adoção de áreas verdes pela iniciativa privada, e a “Escola de Jardinagem Itinerante”, que realiza plantio nos bairros com a participação da própria comunidade. Entre as mudas escolhidas para ação estão aroeira, ipê, pau brasil e sibipiruna.

 

De acordo com o secretário da Secis, André Fraga, a meta com o plantio das 10 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica é dar o pontapé para o reflorestamento da área, recuperando o perfil simbólico e técnico do espaço para a ampliação da cobertura da área verde na cidade. “Com o plantio de arvores, será criado um sumidouro de carbono, que retém metano, carbono e gases de efeito estufa. Isso vai contribuir com a batalha contra os efeitos globais e as consequências das mudanças climáticas”. O secretário observa ainda que ações do tipo serão realizadas todos os dias da semana até o próximo sábado (26), contemplando diversas áreas da cidade.

 

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Unijorge, Salomão Santana, analisa a ação como momento relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos ligados à área da sustentabilidade. “Hoje buscamos um laboratório de estudo prático com o conteúdo visto em sala de aula, e é isso o que se apresenta aqui”, afirmou Santana. Já a estudante Joana Sofia da Silva, de 26 anos, acredita que a participação em iniciativas do tipo vai além dos ensinamentos acadêmicos. “Utilizar o aprendizado acadêmico na prática é totalmente estimulante. Estou contribuindo para que esse Parque cresça e com isso melhore o aspecto visual e climático da cidade”.

 

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar