• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Geral 01/08/2025

Crise nos Preços da Hospedagem em Belém Coloca COP30 em Xeque

Crise nos Preços da Hospedagem em Belém Coloca COP30 em Xeque

A realização da COP30 em Belém, prevista para os dias 10 a 21 de novembro, enfrenta uma crise diplomática após denúncias de preços abusivos na rede hoteleira da cidade. André Corrêa do Lago, presidente da conferência, confirmou nesta quinta-feira (31) que diversos países solicitaram uma reunião emergencial com a Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir o problema e cobrar um posicionamento do governo brasileiro.

Segundo Corrêa do Lago, representantes do bureau da Convenção do Clima manifestaram indignação com a elevação extrema das tarifas, que em alguns casos chegam a ser mais de 10 a 15 vezes superiores aos valores praticados normalmente em Belém. A situação gerou revolta, especialmente entre países em desenvolvimento, que alertaram que a participação de suas delegações pode ser inviabilizada caso os preços não sejam revistos.

"Em outras edições da COP, os valores dos hotéis subiram, mas nunca em uma proporção tão abusiva como em Belém", destacou o presidente da conferência, durante um encontro promovido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros (AIE) e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Apesar dos esforços do governo brasileiro para negociar a redução das tarifas, a legislação nacional impede a imposição de tabelamentos aos hotéis. Corrêa do Lago alertou ainda que parte do setor hoteleiro parece não compreender a dimensão da crise que essa situação pode causar para a imagem do evento e do país.

Na última terça-feira (29), a ONU realizou uma reunião de emergência para tratar do tema, após manifestações de vários países solicitando a transferência da COP30 para outra cidade caso os valores da hospedagem não sejam normalizados.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/
Foto: João Risi / SEAUD / PR


Bahia Tempo Real no ar