Grupo Pão de Açúcar é maior grupo varejista do país e Carrefour teve maior faturamento, com quase R$ 40 bi
O total de faturamento bruto das 250 maiores redes de varejo do Brasil passou de R$ 454 bilhões em 2014. A informação é do Ranking SBVC 2015, realizado pela SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo com o apoio técnico da KPMG, Varese Retail e BTR Educação e Consultoria, que lista as 250 maiores redes de varejo do Brasil.
A soma do faturamento das “top 250” representa 36,76% do total do varejo nacional de bens e consumo (exceto automóveis e combustíveis), que é de R$ 1,23 trilhão, de acordo com o IBGE. Ainda de acordo com estudo, 94 das redes de varerejo listadas tiveram faturament o acima de R$ 1 bilhão em 2014.
O documento mostra também que as cinco maiores empresas representam 31,36% do total das 250 listadas no ranking e 11,54% do varejo de bens de consumo descritos pelo IBGE. A primeira colocada na lista da SBVC é o Carrefour com faturamento de R$ 37,92 bilhões. Outra revelação do estudo é que, entre as dez primeiras colocadas, estão três empresas do Grupo Pão de Açúcar (CNova, Via Varejo e Multivarejo) com faturamento de R$ 72,87 bilhões, o que caracteriza o GPA como o maior grupo de varejo do Brasil.
De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC e idealizador do levantamento, uma das conclusões importantes que se pode tirar da pesquisa é o fato do maior grupo varejista do Brasil (Grupo Pão de Açúcar) empregar sozinho mais brasileiros que toda a indústria automobilística. "Ao considerar o faturamento das redes de franquias e os operadores de comércio eletrônico, [a pesquisa] revela a evolução na escala das empresas de varejo no Brasil, que já tem 94 negócios com vendas acima de R$ 1 bilhão em 2014. De outro lado, há espaço para amadurecimento no varejo brasileiro, visto que 82% das 250 maiores empresas são de capital fechado, somente 10% de controle estrangeiro e que as 10 maiores empresas de varejo do Brasil só detém 15% do mercado total" afirma Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e Conselheiro da SBVC.
Confira o ranking das 10 maiores empresas de varejo em faturamento:
1 - Carrefour: R$ 37,9 bi
2 - Multivarejo (Pão de Açucar, Extra, Assaí): R$ 37,6 bi
3 - Walmart (Walmart, Bom Preço): R$ 29,6 bi
4 - Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio): R$ 25,7 bi
5 - Magazine Luiza: R$ 11 bi
6 - Cencosud Brasil Comercial LTDA (G. Barbosa, Mercantil Rodrigues): R$ 9,7 bi
7 - Cnova.com (e-commerce das Casas Bahia, Ponto Frio): R$ 9,4 bi
8 - Lojas Americanas: R$ 9,4 bi
9 - Grupo Boticário: R$ 9,3 bi
10 - B2W Digital (e-commerce das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime): R$ 9 bi
Agora, confira o ranking das 10 maiores empresas de varejo em número de lojas:
1 - Grupo Boticário: 3.912 lojas
2 - Subway: 1.817 lojas
3 - Cacau Show: 1.774 lojas
4 - AM PM Mini Market: 1.708 lojas
5 - Ortobom: 1.484 lojas
6 - BFFC (Bob's, Pizza Hut, KFC): 1.257 lojas
7 - BR Pharma: 1.212 lojas
8 - Multivarejo: 1.112 lojas
9 - RaiaDrogasil: 1.091 lojas
10 - Via Varejo: 1.037 lojas
Fonte: http://www.administradores.com.br/